Após ter ocorrido o sismo no Japão no passado dia 11 de Março -que atingiu os 9.0 na escala de Richter- alguns cientistas do Centro de Geofísica e Vulcanologia de Itália, vieram anunciar que o o eixo de rotação da Terra teria sofrido uma deslocação de aproximadamente 10cm. Passadas quase duas semanas, cientistas russos vieram afirmar que «afinal isso não é bem assim».
Russos desmentem deslocação do eixo de rotação da Terra
De acordo com os especialistas russos, o deslocamento não existiu, e para comprovar isso mesmo recorreram ao método de radio interferometria[1] -- medição simultânea, efectuada por um conjunto de radiotelescópios, que se encontram instalados em diversos ponto do planeta. Foram também utilizados receptores GPS e Glonass, telémetro de laser, que funcionam na base do sinal transmitido por satélite.
[interferometria1]- "ciência e técnica da sobreposição de duas ou mais ondas (de entrada), o que cria como resultado uma nova e diferente onda que pode ser usada para explorar as diferenças entre as ondas de entrada. Uma vez que a interferência é um fenómeno geral entre ondas, a interferometria é aplicável a um largo espectro de campos, incluindo astronomia, fibras ópticas, metrologia óptica, oceanografia, sismologia e mecânica quântica." [Link]
Fonte: InfoGPS
Siga esta espécie de bloco de notas...// no Facebook AQUI | Subscrever FEED RSS