Há dias recebi um email onde me perguntavam se eu poderia sugerir uma forma, um tanto ao quanto, simples para reprojectar um shapefile. Nesse mesmo email, foi-me explicado que o utilizador em causa não usava o ArcMap e que apenas tinha disponibilidade para utilizar o Quantum GIS. Pois bem, eu apesar de utilizar o ArcGIS (na maior parte do tempo) recorro também ao Manifold (chamado software sig low cost) e ao QGIS para realizar as mais variadas operações de edição e análise de objectos geográficos.
Desta forma, irei aqui fazer um breve tutorial de como se deve proceder à reprojecção de um shapefile utilizando o Quantum GIS.
Depois de abrir o QGIS iremos adicionar uma camada vectorial (aquela que pretendemos reprojectar) conforme é possível observar na imagem que ilustra o processo.
Depois do layer estar visível na tela de trabalho iremos confirmar qual o sistema de referência da camada. Neste caso em particular, como estou a utilizar a Corine LandCover 2006 - fornecida pelo Instituto Geográfico Português - esta vem com o sistema global de referência ETRS89 TM06 que é o recomendado pela European Reference Frame, subcomissão da IAG - Associação Internacional de Geodesia. Sendo assim, clicamos com o botão direito do rato em cima do tema e escolhemos a opção Properties, de seguida escolhemos o separador General. Posteriormente clicamos no botão que diz Specify CRS e observamos qual é o sistema que está seleccionado. Nesta caso em concreto, confirmei que o sistema de referência utilizado é o mesmo que o anunciado pelo produtor oficial. Na imagem que se segue está ilustrado o processo.
Depois de confirmado o sistema em uso - clique em OK de forma a que todas as janelas se fechem - iremos passar à operação de reprojecção propriamente dita. Para esse efeito deverá deslocar-se o ponteiro do rato para o menu do QGIS e efectuar o seguinte processo: Vector --> Data Management Tool --> Export to new projection, de acordo como se pode ver na imagem em baixo.
Depois de seleccionada a ferramenta é nos apresentada uma janela onde podemos definir alguns parametros deforma a obtermos o resultado que pretendemos: reprojectar a camada vectorial. Desta maneira, devemos parametrizar a operação de acordo com o exemplo que mostro na figura que se segue (relembro que estou apenas a exemplificar). Esclareço também que, neste caso em concreto, o meu objectivo é reprojectar o layer do sistema global ERTS89 TM06 para o sistema local Datum Lisboa/ Hayford-Gauss com falsa origem - Coordenadas Militares (Código EPSG:20790).
Na imagem seguinte ilustra-se a selecção do sistema, neste caso o sistema local Datum Lisboa/ Hayford-Gauss com falsa origem - Coordenadas Militares (CódigoEPSG:20790).
Depois de concluidas todas as parametrizações basta clicar em OK na janela do Export to new projection e aguardar que seja finalizada a operação. O utilizador será questionado sobre se pretende adicionar a nova camada ao TOC (Table of Contents). Dizemos que sim, será sempre uma opção do utilizador, e podemos verificar as alterações que foram efectuadas com a reprojecção do shapefile.
É assim que se efectua a reprojecção, diga-se "automática" e simples, de uma camada vectorial no QGIS. Termino apenas com uma nota: este processo só é válido para ficheiros vectoriais. No caso de ficheiros raster o processo é diferente.
[Update] Aqui encontra um processo ainda mais simples para reprojectar um shapefile no QGIS. Kudos ao Giovanni!