16 de Fevereiro de 2011

Há dias recebi um email onde me perguntavam se eu poderia sugerir uma forma, um tanto ao quanto, simples para reprojectar um shapefile. Nesse mesmo email, foi-me explicado que o utilizador em causa não usava o ArcMap e que apenas tinha disponibilidade para utilizar o Quantum GIS. Pois bem, eu apesar de utilizar o ArcGIS (na maior parte do tempo) recorro também ao Manifold (chamado software sig low cost) e ao QGIS para realizar as mais variadas operações de edição e análise de objectos geográficos.

Desta forma, irei aqui fazer um breve tutorial de como se deve proceder à reprojecção de um shapefile utilizando o Quantum GIS.

Depois de abrir o QGIS iremos adicionar uma camada vectorial (aquela que pretendemos reprojectar) conforme é possível observar na imagem que ilustra o processo.

Depois do layer estar visível na tela de trabalho iremos confirmar qual o sistema de referência da camada. Neste caso em particular, como estou a utilizar a Corine LandCover 2006 - fornecida pelo Instituto Geográfico Português - esta vem com o sistema global de referência ETRS89 TM06 que é o recomendado pela European Reference Frame, subcomissão da IAG - Associação Internacional de Geodesia. Sendo assim, clicamos com o botão direito do rato em cima do tema e escolhemos a opção Properties, de seguida escolhemos o separador General. Posteriormente clicamos no botão que diz Specify CRS e observamos qual é o sistema que está seleccionado. Nesta caso em concreto, confirmei que o sistema de referência utilizado é o mesmo que o anunciado pelo produtor oficial. Na imagem que se segue está ilustrado o processo.

Depois de confirmado o sistema em uso - clique em OK de forma a que todas as janelas se fechem - iremos passar à operação de reprojecção propriamente dita. Para esse efeito deverá deslocar-se o ponteiro do rato para o menu do QGIS e efectuar o seguinte processo: Vector --> Data Management Tool --> Export to new projection, de acordo como se pode ver na imagem em baixo.

Depois de seleccionada a ferramenta é nos apresentada uma janela onde podemos definir alguns parametros deforma a obtermos o resultado que pretendemos: reprojectar a camada vectorial. Desta maneira, devemos parametrizar a operação de acordo com o exemplo que mostro na figura que se segue (relembro que estou apenas a exemplificar). Esclareço também que, neste caso em concreto, o meu objectivo é reprojectar o layer do sistema global ERTS89 TM06 para o sistema local Datum Lisboa/ Hayford-Gauss com falsa origem - Coordenadas Militares (Código EPSG:20790).

 

Na imagem seguinte ilustra-se a selecção do sistema, neste caso o sistema local Datum Lisboa/ Hayford-Gauss com falsa origem - Coordenadas Militares (CódigoEPSG:20790).

Depois de concluidas todas as parametrizações basta clicar em OK na janela do Export to new projection e aguardar que seja finalizada a operação. O utilizador será questionado sobre se pretende adicionar a nova camada ao TOC (Table of Contents). Dizemos que sim, será sempre uma opção do utilizador, e podemos verificar as alterações que foram efectuadas com a reprojecção do shapefile.

É assim que se efectua a reprojecção, diga-se "automática" e simples, de uma camada vectorial no QGIS. Termino apenas com uma nota: este processo só é válido para ficheiros vectoriais. No caso de ficheiros raster o processo é diferente.

 

[Update] Aqui encontra um processo ainda mais simples para reprojectar um shapefile no QGIS. Kudos ao Giovanni!

publicado por Madeira às 15:00

Boa, Madeira. Tenho um leitor de longa data no meu blog que não consegue reprojetar um vetor no Quantum GIS de forma alguma. Espero que ele esteja lendo esse tutorial.

Abraço!

Jorge Santos
16 de Fevereiro de 2011 às 19:21

Giovanni:
Olá Luis Carlos,

na verdade o processo é ainda mais simples.

Abre-se a shapefile no QGIS, depois carrega-se o butão direito na mesma layer na TOC (Table of Contents) e escolhe-se a opção "save as...". Na dialog box que irá aparecer há tambem possibilidade de escolher um sistema de coordenadas diferente do original. Desta forma grava-se uma copia do vector original em um novo sistema de coordenadas.

Para os raster userm a ferramenta "warp" que se encontra no menu "raster".
16 de Fevereiro de 2011 às 19:52

Viva Giovanni,

Desconhecia esse método. No entanto, já experimentei e é bastante mais simples e rápido. Muito obrigado pela informação, foi mesmo muito útil.
16 de Fevereiro de 2011 às 21:02

António:
Bom dia,
Infelizmente não é assim tão directo! Os parâmetros dos sistemas de coordenadas que nos interessam (Sistema Hayford-Gauss (Militar e Datum 73) e ETRS89-TM06) que se encontram embutidos no QGIS (e tambem no MapWindow) não possuem os parâmetros de transformação entre os DATUM Lisboa, 73 e ETRS89, pelo que a reprojecção das shapes em coordenadas planas enferma de um erro importante, que, em algumas zonas do País, podem ir até aos 250 metros!!!
Uma boa abordagem deste tema é feita em:
http://geodivagar.blogspot.pt/2009/11/sistemas-de-coordenadas-no-mapwindow.html
Bom trabalho!
10 de Abril de 2012 às 23:25

José Carlos Santos:
Bom dia,

Fiz a experiência e deu os resultados esperados.
3 de Fevereiro de 2014 às 12:12

teresa:
José Carlos, quais das experiencias é que utilizaste? é que nem de um modo nem do outro eu estou a conseguir. Há aqui qualquer coisa que estou a deixar passar.

Obrigada

Teresa
3 de Abril de 2014 às 18:48

Anónimo:
Eu so tenho o quantum gis instalada mais os passos de operacionar ee que sao mais dificel eu so consigo trabalhar no Arcmap, entretanto gostaria de saber o quantum gis como Criar uma shape file ou fazer desenhos.
2 de Julho de 2014 às 15:20

pesquisar
 
Revista FOSSGIS Brasil
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
17
19

20
21
26

27


arquivos
2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2008:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


comentários recentes
Eu so tenho o quantum gis instalada mais os passos...
José Carlos, quais das experiencias é que utilizas...
Bom dia,Fiz a experiência e deu os resultados espe...
Caro Luis Carlos MadeiraNeste momento estou com um...
Bom diaPrecisava de ajuda numa questão, se fosse p...