10 de Abril de 2009

Hoje venho escrever sobre o modo de configuração da transformação de coordenadas, cartográficas e geográficas, usando o método das Grelhas no formato NTv2, no ArcGIS (9.2 e 9.3). Para isso recorri às excelentes recomendações do Prof. José Alberto Gonçalves.

Antes de começar a explicar o passo-a-passo da configuração é necessário fazer um breve enquadramento do que estou a falar.

As conversões de datum, entre um datum local e um datum global, são frequentemente efectuadas pela transformação de Bursa-Wolf, baseada em translacção, rotação e escala sobre coordenadas cartesianas geocênctricas. Essas transformações são aproximadas, frequentemente envolvendo erros de alguns metros, não modelando deformações da rede geodésica, que define o sistema local. Com a existência de grande número de pontos da rede geodésica observados com GPS torna-se possível a determinação de diferenças de coordenadas geográficas entre o datum local e o datum global por processos de interpolação locais.

No caso português estão disponíveis coordenadas (IGP) de mais de 900 pontos das redes de 1ª e 2ª ordem no sistema ETRS89 e nos vários data locais (Datum 73, Datum Lisboa, Datum Europeu 1950). É possível determinar grelhas de diferenças de longitude e latitude por métodos de interpolação. As figuras 1 e 2 representam respectivamente as diferenças entre o Datum 73 e ETRS89 e as diferenças entre o Datum Lisboa e ETRS89.

As grelhas no formato NTv2 foram elaboradas para converter, entre si, os vários data locais mais usados em Portugal e o datum ETRS89. Para tal, usou-se cerca de 900 pontos da rede geodésica nacional e utilizou-se o método de interpolação por kriging (Surfer) para criar as grelhas com espaçamento de um décimo de grau, cobrindo o território de Portugal continental.

Para este pequeno tutorial vamos utilizar dois (dos quatro) ficheiros (*.GSB) disponíveis nesta página. A saber:

Ficheiros

Descrição

PT73_E89.GSB

Datum 73 >> ETRS89

PTLX_E89.GSB

Datum Lisboa(Hayford) >> ETRS89

 

Tutorial

  • Criar a pasta com nome “portugal” (sem as aspas) no directório: C:\Program Files\ArcGIS\pedata\ntv2
  • Colocar o ficheiro PT73_E89.GSB no seguinte directório:  C:\Program Files\ArcGIS\pedata\ntv2\portugal
  • Neste ponto, vamos utilizar o módulo Toolbox (ArcToolbox). Assim, escolhemos a ferramenta Data Management Tool e a função Projections and Transformations e executar Create Custom Geographic Transformation. (Ver figura em baixo).

Depois de seleccionar a ferramenta é obrigatório proceder à configuração da tarefa. Define-se o nome da transformação. Nos dados de entrada (input), fazemos da seguinte forma: Clicamos no botão à direita e depois, Select > Geographic Coordinate System > Europe > Datum 73.prj; Para os dados de saída (output), Clicamos no botão à direita e depois, Select > Geographic Coordinate System > Europe > ETRS1989.prj. De seguida é de finido o método, aqui escolhemos, da lista de selecção, a última que é a NTV2. Por fim vamos ter que alterar os parâmetros. Apenas vamos alterar o valor (value) do Grid Dataset Name, clicamos em cima de canada/ntv2.gsb e alteramos para portugal/pt73_e89.gsb. Por último, apenas temos de clicar no botão OK e aguardar que o processo termine com sucesso. As configurações finais podem ser vistas na imagem seguinte. (Nota: No nome da transformação não colocar com as setas, sugiro que coloquem com underscore. Com as setas o processo não é executado

As configurações para a conversão entre o Datum de Lisboa e o ETRS 1989 são exactamente as mesmas, porém apenas muda o Input (Select > Geographic Coordinate System > Europe > Datum Lisboa Hayford.prj) e o valor do Grid Dataset Name (portugal/ptLX_e89.gsb).

A partir daí, sempre que haja uma transformação de coordenadas que envolva a conversão de datum 73 para ETRS89, aparecerá, para além das duas versões incluídas no programa, a transformação agora criada. As transformações para os outros data podem ser configuradas da mesma forma com as grelhas respectivas.

Fonte: Prof. José Alberto Gonçalves

E assim dou por terminado este Tutorial. Apenas quero deixar uma nota muito importante: em todos os casos deve ser sempre obrigatória a consulta à página criada pelo Prof. José Alberto Gonçalves.

Ainda dentro do mesmo assunto quero apenas indicar que estou já a preparar um Tutorial mas desta vez utilizando o Manifold System.

Uma boa Páscoa para todos!

 


Siga esta espécie de bloco de notas...// no Facebook AQUI | Subscrever FEED RSS

publicado por Madeira às 02:15

[ArcGIS] Grelhas no formato NTv2...

Hoje venho escrever sobre o modo de configurao da transformao de coordenadas, cartogrficas e geogrficas, usando o mtodo das Grelhas no formato NTv2, no ArcGIS (9.2 e 9.3). Para isso recorri s excelentes recomendaes do Prof. Jos Alberto Gonalves.
Antes...
10 de Abril de 2009 às 02:24

Luís,

Excelente tutorial! Precisamos de mais informação na web portuguesa sobre a utilização de sistemas de coordenadas. É uma questão que continua pouco difundida e de difícil compreensão (ou mal explicada?).

Duarte
13 de Abril de 2009 às 10:26

@Duarte Carreira

De facto é um assunto que não é abordado com frequência, na Web portuguesa. Talvez, e vá de encontro à sua opinião, por não se estar muito à vontade sobre a matéria. Penso que é encarada como um risco, a sua abordagem. Sistemas de coordenadas é complexo e a sua compreensão depende da forma como é explicada e talvez seja esse o problema.

Cumprimentos
14 de Abril de 2009 às 00:49

Cristina:
acho isto estar mt bem representado apena tenho 14 anos
2 de Maio de 2009 às 15:31

Ângela Fraga:
Olá bom dia. Mesmo depois de ter feito todos os passos acima mencionados, não me aparece no arcgis 9.2 o sistema de coordenadas ETRS89 TM06. Será que depois daqueles passos, tenho que fazer mais alguma coisa?

Muito obrigada

Ângela Fraga
10 de Fevereiro de 2010 às 09:16

Cara Ângela Fraga,

O objectivo não é adicionar o sistema de coordenadas à biblioteca de sistemas de coordenadas. O objectivo passa por converter sistemas de coordenadas de dados de entrada entre os sistemas indicados. Por exemplo: se tiver um shapefile no sistema de coordenadas ETRS, e tiver a sua data view definida com o sistema de coordenadas Datum 73 vai-lhe ser dado a conhecer essa situação e vai-lhe perguntar se pretende fazer essa conversão.

Agora se pretende adicionar o sistema de coordenadas ERTS89 TM06 à biblioteca de sistemas de coordenadas existe uma forma de o fazer. Irei criar um artigo aqui no blog com os respectivos passos.

Espero ter ajudado,
Cumprimentos
10 de Fevereiro de 2010 às 14:47

André Vinhas da Costa:
Olá! Eu não consigo fazer o download do ficheiro. Queria o ficheiro para transformação de Dt73 para ETRS89. Onde o posso arranjar aqui na net? Obrigado.
17 de Outubro de 2010 às 20:16

André,

O link que procura é este: http :/ www.fc.up.pt /pessoas jagoncal /coordenadas pt73_e89.gsb

André:
Obrigado Madeira, já consegui arranjar os ficheiros que queria através de pessoal conhecido que já os tinha.

Espero que o blog continue a dar boas infos sobre os assuntos relacionados com sig's.
22 de Outubro de 2010 às 09:37

Ana Neves:
Bom dia

Precisava de ajuda para converter informação em ETRS89 em HGM...
Qual a transformação geográfica a utilizar?

Obrigado,
Ana
18 de Abril de 2011 às 13:17

Olá Ana,
Segundo o que percebi, pretende converter a informação que tem como sistema de referência ETRS89 / PT-TM06 para Datum Lisboa/ Hayford-Gauss com falsa origem - Coordenadas Militares, certo?
Se for isto que pretende, e se estiver a utilizar o ArcGIS , o processo a elaborar será o seguinte: No ArcToolbox dirija-se a Data Management Tools , de seguinda a Projections and Transformations e por último em Project (no caso de ser informação vectorial). É-lhe aberta uma nova janela, onde deverá indicar o ficheiro de entrada (o que está em ETRS89 / PT-TM06 . É também solicitado que dê um nome ao novo shapefile que vai ser criado, com o novo sistema de referência. Por último é-lhe pedido que indique qual é o sistema que pretende, neste caso e segundo entendi, pretende o Datum Lisboa/ Hayford-Gauss com falsa origem - Coordenadas Militares, neste caso deve escolher Projected Coordinate Systems --> National Grids --> Europe --> Lisboa Hayford Gauss IGeoE. Depois de selecionado o sistema pretendido, basta clicar em OK e o processo será efectuado. No final é perguntado se pretende adicionar esse novo tema à sua área de trabalho.
Ana, volto a referir, segundo o que percebi será isto que pretende. Caso não tenha percebido bem peço-lhe que explique melhor a sua dúvida. Pode fazê-lo aqui ou enviando um email para ueblocodenotas@gmail.com
Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre!
Luís Madeira
18 de Abril de 2011 às 13:59

Liliana Azevedo:
Boa tarde!

Quero converter uma shape que está em ETRS 89 para Lisboa_Hayford_Gauss_IPCC.

Tentei seguir todos os passos descritos acima para explicar a Ana Neves como fazer, acontece que o programa não me deixa sem eu antes escolher a transformação geográfica, ainda que isso seja opcional. O que fazer?
(tenho a versão 10)
cumprimentos
7 de Março de 2012 às 10:08

Related Posts with Thumbnails
pesquisar
 
Revista FOSSGIS Brasil
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


arquivos
2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2008:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


comentários recentes
Eu so tenho o quantum gis instalada mais os passos...
José Carlos, quais das experiencias é que utilizas...
Bom dia,Fiz a experiência e deu os resultados espe...
Caro Luis Carlos MadeiraNeste momento estou com um...
Bom diaPrecisava de ajuda numa questão, se fosse p...